fbpx

apresentam:

apresentam:

Inscreva-se
Inscreva-se

Como os países referência em educação podem inspirar soluções para o Brasil?

Como os países referência em educação podem inspirar soluções para o Brasil?

16 de maio de 2022

Quem ama e acredita na educação certamente se preocupa, quase que diariamente, com o caminho que o sistema brasileiro de ensino tem percorrido. E quem sonha com um movimento educacional diferente deve olhar para fora: os países com os melhores sistemas educacionais do mundo têm muito a nos ensinar.

Uma consultoria americana, Mckinsey, foi responsável por um estudo recente que identificou medidas semelhantes tomadas pelos países que ocupam os melhores lugares nos rankings internacionais.

Chamado de “Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo”, o estudo sintetizou as descobertas em quatro lições: 

  • Selecionar os melhores professores;
  • Cuidar da formação docente;
  • Não deixar nenhum aluno para trás;
  • Capacitar equipes de gestores.

Exceto a última medida, todas as outras três confirmam o que estudos anteriores já diziam: a qualidade dos professores influencia diretamente na aprendizagem dos alunos.

E é por isso que os países que lideram o ranking têm algo incomum: todos eles investem em uma formação completa, de qualidade e contínua, dos seus docentes.

Países como: Coreia do Sul, Japão e Finlândia, considerados modelos em educação, preparam seus professores e os tratam como prioridade.

E casos como o do Reino Unido só comprovam que essas estratégias dão certo. O país tentou por 50 anos melhorar seu sistema educacional e ao investir nos professores conseguiu o feito em apenas 3 anos. Lá, os profissionais são avaliados constantemente por diretores e coordenadores, além de terem à sua disposição os melhores equipamentos tecnológicos.

Entretanto, não basta apenas formar bons professores, também é preciso mantê-los atualizados e em busca das melhores estratégias de ensino.

Não é possível afirmar que existe uma fórmula para o sucesso, mas a receita todos nós sabemos: confiar e investir em quem é o responsável por ensinar!

  • Não é segredo para ninguém, o Japão sempre figurou como um dos países com a melhor educação mundial e para quem nunca esteve lá a pergunta “o que será que eles fazem?” deve ser constante. Se pudéssemos resumir em poucas palavras seria: disciplina levada a sério e respeito às tradições. De todas as características presentes na educação japonesa, essas […]

    Continue reading

Leave A Comment

Ir ao Topo