fbpx

apresentam:

apresentam:

Inscreva-se
Inscreva-se

Como a escola e o metaverso vão se relacionar?

Como a escola e o metaverso vão se relacionar?

26 de maio de 2022

Categories: Metaverso

Ambiente que mistura o real e o virtual chega como forte tendência para a sociedade, mas fica a pergunta: a escola e o metaverso vão interagir?

Para falar sobre a escola e o metaverso, primeiramente, é importante entender do que se trata esse ambiente que tanto se fala na mídia, nos artigos e anúncios de plataformas e empresas.

Afinal, o que é o metaverso?

Em linhas gerais, podemos resumir essa interface como um mundo virtual, que mistura conceitos de realidade aumentada com o virtual, em ações que acontecem em tempo real. 

Para acessar esse novo ambiente, existem dispositivos específicos, como óculos tecnológicos, luvas sensoriais etc. 

Mas a pergunta que fica é: no ambiente escolar, estudantil e de gestão, que tipo de mudanças essa proposta pode oferecer?

Assunto já existe

Apesar dos ares de ficção científica da proposta, já existem por aí experiências que simulam essa nova realidade do metaverso. 

Alguns jogos de videogame, por exemplo, já oferecem esses mundos virtuais onde pessoas de todo o planeta interagem em uma mesma plataforma, conversando, jogando e atuando em cooperação. 

Uma turbinada no tema veio das palavras e atitudes do criador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, que investiu pesado no assunto, a ponto de mudar o nome da empresa para, simplesmente, Meta, buscando uma aproximação com o conceito de metaverso. 

Para o programador e empresário, o futuro reserva interações virtuais em realidades muito parecidas com o mundo em que vivemos hoje, mas de forma remota, conectadas por esses dispositivos. 

Metaverso na educação

Muito ainda será dito, estudado e proposto quando o assunto é a escola e o metaverso. No entanto, algumas correntes já se adiantam, falando sobre as possibilidades de enriquecer a experiência educacional com essa tecnologia. 

De forma bastante direta, é possível falar no potencial de oferecer conteúdos poderosos com os recursos de realidade aumentada e realidade virtual. 

Imagine, por exemplo, uma aula de Geografia em plena savana africana, repleta dos mais diversos animais caminhando em seu habitat natural. O mesmo pode ser dito da exploração do fundo do mar ou de outros planetas. Impressionante, não é mesmo? 

Agora, imagine também, os efeitos do metaverso em outros aspectos, como, por exemplo, na captação de alunos. 

Um exemplo prático é a possibilidade de uma visita às dependências da escola, suas estruturas internas, laboratórios, quadras – até mesmo assistir a uma aula completa, estando a quilômetros de distância. 

Imagine o potencial de convencimento para um futuro aluno, de conhecer esse local de forma tão intimista e impressionante, a ponto de influenciar em sua decisão de matrícula. 

Enfim, os caminhos serão numerosos e a tecnologia, como sempre, vai fazer toda a diferença. 

E você, sua escola e sua equipe: estão preparados para esse momento? 

Participe da Educational Leader Experience – Programa de gestão avançada para gestores educacionais e secretários de escola

Será um evento híbrido, com conteúdo de alta performance via Zoom e visitas presenciais nas principais escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

Clique aqui para conhecer a programação completa e mais detalhes

Leave A Comment

Ir ao Topo