fbpx

apresentam:

apresentam:

Inscreva-se
Inscreva-se

Caminho do Brasil na agenda 2030 ainda é longo, principalmente no quesito social

Caminho do Brasil na agenda 2030 ainda é longo, principalmente no quesito social

26 de julho de 2022

Categories: Agenda 2030 & ESG

Não se fala em outra coisa! A agenda 2030 tem feito cada vez mais parte da vida das empresas. Os investimentos ESG e de impacto desempenham um papel vital no apoio aos esforços dos países para fazer avançar os ODS por meio de financiamento direto e fomento para projetos e programas, além de ajudar na mobilização de recursos públicos e privados para investimentos alinhados aos ODS.

A adoção das boas práticas ambientais, sociais e de governança (significado da sigla inglês ESG em inglês: “environment, social and governance”) é um imperativo sem volta para avaliar as empresas e seus investimentos. Neste aspecto, o caminho ainda é muito longo, principalmente no que diz respeito ao combate da desigualdade social no Brasil.

O Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo e a pandemia escancarou, mais uma vez, o péssimo quadro da desigualdade social e econômica no país. Durante a primeira onda do coronavírus, em 2020, mais de 30% dos 211,8 milhões de residentes nos 5.570 municípios brasileiros tiveram de ser socorridos na etapa inicial do auxílio de R$ 600 aprovado pelo Congresso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em julho do mesmo ano (Fonte: Agência Senado).

Com uma agenda a cumprir, associada à uma cobrança internacional, o país tem muito a fazer e a avançar, principalmente no quesito social. Neste ponto, vale a reflexão de que, mais do que nunca, é importante que empresas, governo e sociedade se juntem para trabalhar em prol da redução da pobreza e crescimento de todo o Brasil.

  • A agenda 2030 de desenvolvimento sustentável é orientada por 17 objetivos macros, 169 metas estruturantes e 241 indicadores referenciais que juntos têm a responsabilidade de transformar o mundo. O compromisso assumido em 2015 pelos 193 países que compõem a Organização das Nações Unidas, dentre eles o Brasil, busca trazer soluções e iniciativas para problemas globais, como a sustentabilidade. O […]

    Continue reading

Leave A Comment

Ir ao Topo