Daquelas notícias que nos deixa muito feliz! Davi Guidelli, um estudante de 18 anos, recebeu aprovação em dez universidades americanas. Ele optou por se matricular no curso de engenharia mecânica na renomada Universidade de Notre Dame, localizada em Indiana.
Davi submeteu inscrições para 19 universidades. Foi aceito em dez delas, ficou em lista de espera em três e foi rejeitado em seis. Ele revela que sua família organizou um bolão para tentar adivinhar em quantas instituições ele seria aceito. O bolão teve início quando ele recebeu a quinta aprovação, e foi a mãe que saiu vitoriosa.
Durante seu último ano do ensino médio, em 2022, Davi morou sozinho em Londrina, com o objetivo de estudar em uma escola bilíngue. Antes disso, ele vivia com seus pais e seu irmão mais novo em Umuarama, no estado do Paraná. A mudança para Londrina foi uma estratégia para aumentar suas chances de ser aceito em universidades estrangeiras.
Dois fatores principais influenciaram a escolha de Davi pela Universidade de Notre Dame. O cuidado demonstrado pela instituição com seus alunos aprovados e a bolsa de estudos de 60% que ele recebeu foram determinantes. Em entrevista ao UOL, Davi compartilhou: “Eles me enviaram um pacote com várias coisas, incluindo cartas de estudantes que já estão lá e de responsáveis pelo processo seletivo.”
O curso terá duração de quatro anos e Davi planeja viajar aos Estados Unidos uma semana antes do início das aulas, em 21 de agosto. “Eu não esperava [ser aceito em dez universidades]. A competição é acirrada e minhas chances diminuíram por eu ter solicitado uma bolsa. Quando você solicita uma bolsa internacional, suas chances são reduzidas. Fiquei contente porque a bolsa que recebi foi maior do que eu havia pedido.”
“Meus pais sempre me apoiaram. Devo isso a eles também. Se não fosse por eles, eu não teria sido capaz. Eles ficaram muito felizes e estão envolvidos na comunidade [da universidade], assim como eu. Todos estão muito ansiosos e empolgados.”
Processo de preparação
Davi sempre teve afinidade com disciplinas de exatas e sabia desde o início que queria ser engenheiro. Antes da pandemia, seu plano era tentar ingressar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), considerado o vestibular mais difícil do país, com o objetivo de cursar engenharia aeroespacial.
No entanto, a pandemia fez Davi passar mais tempo em casa e repensar seu futuro. Em maio de 2020, ele decidiu que gostaria de estudar nos Estados Unidos.
Inicialmente, ele estudou por conta própria. No entanto, quando percebeu que não conseguiria obter as aprovações sozinho, decidiu se mudar para Londrina. Lá, cursou seu último ano do ensino médio na St James International School.
No Brasil, a aprovação nas universidades depende principalmente da nota obtida em uma única prova, mas nos Estados Unidos, diversos aspectos são considerados. Segundo Davi, existem seis pilares avaliados: histórico escolar, testes de proficiência em inglês, atividades extracurriculares, conquistas acadêmicas (como medalhas em olimpíadas de matemática), cartas de recomendação e redações.
Aqui está a lista das universidades em que Davi foi aprovado:
- University of Notre Dame (Indiana
- Duke University – Durham (Carolina do Norte)
- Vanderbilt University (Tennessee)
- Purdue University (Indiana)
- Olin College of Engineering (Massachusetts)
- University of Illinois at Urbana (Illinois)
- Case Western Reserve University (Ohio)
- Villanova University (Pensilvânia)
- Union College (Nova York)
- Rochester Institute of Technology (Nova York)
Essa conquista excepcional de Davi mostra sua determinação e dedicação ao longo do processo de preparação para os exames e inscrições nas universidades americanas. Sua decisão de buscar uma educação de qualidade no exterior e sua habilidade de se destacar em um processo altamente competitivo são admiráveis.
Davi está prestes a embarcar em uma nova jornada acadêmica e está ansioso para aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela Universidade de Notre Dame. Desejamos a ele sucesso em seus estudos e um futuro brilhante em sua carreira como engenheiro mecânico!
Fonte: As informações são do jornal UOL.