Uma pesquisa recente, realizada em colaboração pela Associação Dados para um Debate Democrático na Educação, Fundação Carlos Chagas e Itaú Social, revelou uma preocupante situação: os professores do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, estão enfrentando uma sobrecarga de alunos. De acordo com o estudo, em média, 20% dos educadores estão lidando com mais de 400 alunos por ano letivo, o que é o dobro do número recomendado.
Gabriela Moriconi, autora do estudo, explicou à CNN Rádio que o objetivo era entender a carga de trabalho dos professores, levando em consideração todas as turmas e a quantidade de alunos em cada uma delas. Os resultados mostraram que há um grupo de professores responsáveis por mais de 400 alunos, e em algumas redes esse número chega a incríveis 525 estudantes.
Diversos fatores contribuem para essa situação preocupante. Um deles é a variação nas jornadas de trabalho, que podem variar de 20 a 40 horas por semana. Algumas redes permitem a ampliação ou acumulação de horas, especialmente para obter um salário mais elevado, o que agrava ainda mais a sobrecarga dos docentes.
Além disso, existe o problema relacionado ao cumprimento da lei do piso do magistério, que estabelece que um terço do tempo deve ser destinado a atividades extraclasse, como planejamento, correção e reuniões. No entanto, na maioria dos casos, essa exigência não é cumprida.
Gabriela ressaltou que, no Brasil, o Conselho Nacional de Educação recomenda um máximo de 30 alunos por turma, mas não há diretrizes em relação ao número de turmas, o que não é considerado uma prioridade pelas secretarias de educação. Diante desse panorama, a pesquisadora afirma que o Brasil precisa reconhecer que esse é um problema que precisa ser enfrentado.
Além disso, é importante destacar que os números brasileiros são mais elevados do que em países como Estados Unidos, França e Japão, o que revela uma situação alarmante no sistema educacional. Para reverter essa realidade, a pesquisadora acredita que é necessário aumentar o número de professores e investir neles, a fim de atrair profissionais qualificados e alcançar uma carga horária adequada para o ensino.
Diante desses dados, fica evidente que a sobrecarga de alunos no Ensino Fundamental é um desafio que requer atenção e ação imediata. É necessário promover mudanças significativas para garantir um ambiente educacional saudável e de qualidade, no qual os professores possam desempenhar seu papel fundamental sem serem sobrecarregados. Somente assim o Brasil poderá oferecer uma educação digna e equitativa aos seus alunos.
Fonte: As informações são do jornal CNN.