“Nos últimos tempos vimos o crescimento das discussões sobre ESG que representam atenção às dimensões: Ambiental, Social e de Governança muito presentes nas organizações. Nunca se discutiu com tanta constância sobre como atitudes sustentáveis se tornaram o caminho para a preservação da humanidade de maneira mais ampla. Uma visão planetária que atravessa definitivamente nosso cotidiano.
Mas essa constância não representa uma unanimidade quando falamos da formação de nossas crianças e jovens seja na educação básica ou no ensino superior. Ainda falamos de uma pauta curricular que pode se restringir muitas vezes em ações pontuais se comparadas ao desafio imenso da atualidade.
Há bastante tempo as discussões sobre preservação do meio ambiente fazem parte dos programas educacionais, com maior intensidade que as reflexões sobre responsabilidade social e muito mais do que o debate sobre modelos éticos de gestão.
A UNESCO, numa iniciativa global, vem promovendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS*), lançados em 2015. A expectativa é tratar os desafios enfrentados pelo mundo até 2030 tornando o mundo melhor.
Na educação, um exemplo é o trabalho da Rede PEA Unesco que trata do fomento de ações entre escolas no Brasil e no mundo com foco nesses objetivos.
Muitas iniciativas são bem recebidas pelas escolas, mas nem sempre refletem na cultura ou em seus espaços. Podemos ter o conteúdo sendo trabalhado didaticamente, mas em muitos casos nem sempre as atitudes que permeiam a escola colaboram com esse discurso.
Se esta é a realidade em que você está inserido, tenha calma, estamos falando de um processo, em que teremos mais avanços em alguns aspectos do que em outros e temos que lembrar o quanto temos evoluído nos últimos anos neste campo. O importante é despertar para a necessidade de avanço.
Na educação o tempo de maturação das mudanças curriculares muitas vezes não é o mesmo em que a sociedade evolui suas posturas em geral. Nasce gradativamente nas escolas uma cultura que transcende os conteúdos acadêmicos. A preocupação com construções sustentáveis, o trabalho pela diminuição do consumo, movimentos em prol da equidade social, são práticas em ambientes educacionais na atualidade.
Notamos atitudes ampliadas para evidenciar a diversidade e inclusão nas equipes e a valorização de tomadas de decisão que envolvam o debate, fortalecendo a coletividade como protagonista das mudanças esperadas.
Ocorre em ambiente escolar, então é currículo! Devemos considerar que o aprendizado é uma construção vivencial e estar inserido em uma comunidade que pratica atitudes sustentáveis repercute profundamente no projeto de vida dos estudantes.
Num tempo de efervescência do que é rapidamente transformado, cabe à educação criar alicerces para um pensamento do hoje por um futuro melhor.”
Para saber mais:
https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg
https://www.undp.org/pt/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel
Viviane Flores
Presidente Comissão de ESG do Educational Leaders – Grupo de Líderes Educacionais do Brasil e Diretora Colégio Compa – SP