Em nossa Newsletter abordamos este importante tema e, para promover um debate profundo e reflexivo, convidamos Helton Moreira, Diretor Regional de Operações Escolares da Inspira Rede de Educadores, para responder algumas perguntas. Confira a entrevista completa:
1- Na sua opinião, quais são os maiores desafios enfrentados no combate à desigualdade no mercado de trabalho escolar?
Helton: “De uma maneira geral, trabalhar em escola em algum cargo pedagógico dentro ou fora de sala, remete a uma formação de nível superior. No Brasil, boas oportunidades de educação ainda passam pelo recorte socioeconômico e, consequentemente, pelos recortes de raça e gênero. O maior desafio das escolas, especialmente as privadas, é garantir mais igualdade e representatividade nos cargos estratégicos e de melhores remunerações.”
2- Poderia compartilhar alguma iniciativa bem-sucedida implementada em sua escola para promover a inclusão? Quais seriam as ações e estratégias que têm sido eficazes para promover mais diversidade nesse setor?
Helton: “Acho que a melhor maneira de promover diversidade é praticá-la de forma intencional. Ou seja, é necessária uma ação coordenada com metas e prazos para as novas contratações. O caminho mais efetivo é através de vagas afirmativas, que significa definir bem o perfil que se procura em determinadas vagas para não cair no fluxo natural. Uma das ações que mais me marcou foi quando eu decidi que a substituição de um professor de Física do Ensino Médio fosse obrigatoriamente feita por uma mulher. Divulguei a vaga e me surpreendi positivamente com o número de mulheres talentosas que apareceram para a vaga. É importante pontuar que os formandos na área de exatas são majoritariamente homens. A professora escolhida foi muito bem recebida pelas turmas e impactou demais todas as meninas, pois mostrou possível a presença de mulheres na ciência. Terminou o ano como a professora homenageada. A representatividade importa muito, principalmente nessa etapa de formação de adolescentes e crianças.”
3- Como você enxerga a representatividade de diferentes grupos sociais e raciais no ambiente escolar e no mercado de trabalho educacional atualmente?
Helton: “De uma maneira geral, ainda há pouca representatividade nesses ambientes. A geração Y é a primeira a chegar na universidade na linhagem de famílias pretas e pardas. Eu sou um desses exemplos. A discussão sobre representatividade de grupos minorizados historicamente ainda é muito recente e está em processo de amadurecimento. Há poucos anos atrás não se discutia privilégios e oportunidades, hoje boas empresas colocam em suas agendas ações e discussões sobre esses temas.”
4- Em sua opinião, qual é o papel das instituições de ensino na promoção da diversidade e na redução das desigualdades sociais e raciais?
Helton: “Acredito que todas as instituições de ensino têm como dever moral educar as pessoas e discutir temas que promovam a inclusão e diversidade. Há muitas formas de fazer essas introduções na dose certa para cada faixa etária. Rodas de conversa, literaturas, artes podem ajudar nessa jornada. Há muito conteúdo pedagógico de qualidade trazendo discussões sobre educação antirracista e outros temais sociais para reflexão e aprendizado. É papel da escola garantir letramento para que esses alunos saiam com uma visão mais acurada sobre igualdade e justiça e construam uma sociedade mais igualitária.”
5- Na sua visão, quais são os impactos positivos que a diversidade pode trazer para o ambiente escolar e para o aprendizado dos alunos?
Helton: “Há inúmeras pesquisas que mostram o quanto a diversidade pode aumentar o senso de empatia, cooperação, respeito e criatividade. Alunos conscientes produzem um ambiente saudável e acolhedor. Todo mundo ganha.”
6- Quais são as perspectivas futuras para a diversidade no mercado de trabalho da educação?
Helton: “A promoção da diversidade já é uma das principais pautas do presente. As empresas estão cada vez mais conscientes que precisam garantir um ambiente mais diverso, inclusivo e acolhedor como cultura. O futuro dessa agenda está no amadurecimento das ações de inclusão e, principalmente, nas ações de permanência dessas pessoas nestes locais para que elas se sintam acolhidas, respeitadas e valorizadas.”
7- Deixamos agora um espaço para comentário que queira fazer sobre o assunto.
Helton: “Acredito que toda empresa de Educação precisa estar na vanguarda sobre temas que promovam igualdade e inclusão. É necessário sair da teoria e gerar ações que transformem o dia a dia das pessoas. É preciso dar vez e voz a essas pessoas para que a real transformação ocorra. Para mim, uma empresa do futuro é aquela que realiza ações no presente que conversam com esse futuro.”
Helton Moreira – Diretor Regional de Operações Escolares da Inspira Rede de Educadores