Em nossa Newsletter abordamos este importante tema e, para promover um debate profundo e reflexivo, convidamos Edilson Barbosa Pires, Educador Colégio Galois (Brasília-DF), para responder algumas perguntas. Confira a entrevista completa:
1- Poderia compartilhar exemplos de práticas sustentáveis fáceis de implementar que todas as escolas podem adotar para promover um ambiente de aprendizagem mais ecológico?
Edilson: “Inicialmente os alunos precisam entender o que é sustentabilidade. Este termo foi criado em 1987 no Relatório Brundtland da Organização das Nações Unidas que estabeleceu que desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. Ele deve considerar a sustentabilidade ambiental, econômica e sociopolítica. Dentro da questão ambiental (água, ar, solo, florestas e oceanos), ou seja, tudo que nos cerca precisa de cuidados especiais para que continue existindo. Portanto, as sustentabilidades econômica e sociopolítica só têm existência se for mantida a sustentabilidade ambiental. Assim, para alcançar esse objetivo a comunidade escolar poderia utilizar práticas como:
- Trabalho conjunto de professor e aluno (reuniões de debates e levantamento de informações, palestras lúdicas e agradáveis com jogos e atividades motivacionais, conscientização diária dos professores/colaboradores dentro e fora da sala).
- Cuidado com o gasto de recursos importantes como Água e Luz (sinalização por meio de placas diferenciadas/coloridas/alegres em todo ambiente escolar o uso consciente e responsável desses recursos em sala de aula, banheiros, bebedouros, ambientes coletivos, tomadas).
- Uso do papel responsável (substituir o uso do papel por recursos digitais quando possível, uso de papel reciclável).
- Ambiente externo criado pelos alunos (ambientes arborizados e atrativos para reflexão, estudo e admiração do espaço). Criar a ideia da importância do meio ambiente equilibrado.
- Uso de coleta seletiva (palestras de importância, cobrança/fiscalização/descarte correto). Não basta o aluno separar corretamente e a instituição não destinar de forma correta! Cobrar também dos órgãos públicos a forma correta de acondicionamento e descarte.
- Parcerias com ONG ‘S de coleta seletiva.
- Espaço físico interno com aulas direcionadas à sustentabilidade. Assunto importante: Abordar os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada objetivo com suas próprias metas para serem cumpridas até 2030. Juntos, os objetivos formam um plano de ação em busca de educação para todos, crescimento econômico sustentável, erradicação da pobreza, igualdade de gênero, entre outros.
- Senso de coletividade.
O ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), quando aplicados à educação, implicam na criação de ambientes escolares inclusivos, onde valores sociais são promovidos e a governança é transparente e ética. É importante ressaltar que para conseguir alcançar resultados contundentes, o uso do meio escolar deve iniciar-se o quanto antes na vida dos estudantes, através da comunidade escolar (escola, aluno, familiares, Estado).”
2- Como você acredita que as escolas podem influenciar positivamente suas comunidades ao adotar e promover práticas sustentáveis, e qual tem sido o impacto social observado dessas iniciativas?
Edilson: “Utilização de recursos e meios que promovam a ideia de sustentabilidade como:
- Uso de recursos materiais e humanos para conscientização dos alunos e familiares.
- Mostrar para a comunidade que a instituição é parceira no aspecto de uso de recursos limpos e renováveis (uso de placas fotovoltaicas, separação de lixo).
No momento que os alunos e comunidade começam a utilizar e se posicionar de forma correta ou mais consciente, tanto dentro, quanto fora da escola, um pequeno passo de sucesso começou a ser desenvolvido! Percebe-se nos alunos mais novos a responsabilidade na separação do lixo.”
3- De que maneira os educadores e administradores escolares podem incentivar os alunos a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar?
Edilson: “Mostrando que a escola está engajada e disposta a fazer o que é certo, ou seja, os professores trabalhando em sala a importância de assuntos relevantes que envolvam sustentabilidade em TODAS as disciplinas, agir de forma sustentável (o professor é um espelho para os alunos, principalmente para os mais novos). Já a administração, mostrou resultados positivos como: redução no consumo de água e energia elétrica, projetos fora do ambiente escolar incentivando hábitos sustentáveis, redução no uso de papel, recolhimento e acomodação do lixo de forma correta. Deixar claro para o aluno, que se a escola consegue alcançar resultados satisfatórios, o aluno e toda sua família, também podem!”
4- Quais são os principais desafios enfrentados pelas escolas ao tentar integrar práticas sustentáveis em seus currículos e infra estruturas, e como esses desafios podem ser superados?
Edilson: “Remodelar uma visão não sustentável que na maioria das vezes vem de casa! Trazer mais a família para a realidade escolar por meio de atividades atrativas e diferentes como Feiras culturais/científicas, Palestras educativas, Roda de conversas. Fortalecer e incentivar atitudes positivas é uma das maneiras mais eficientes de construir um mundo melhor.”
5- Como as escolas podem medir o sucesso de suas iniciativas de sustentabilidade e qual é o impacto a longo prazo dessas práticas na conscientização ambiental dos alunos?
Edilson: “Comparar resultados (deixar claro mediante números a redução de consumo sem prejudicar o desenvolvimento acadêmico e estrutural da escola – água, luz, papel). O meio acadêmico realiza o efeito dominó sustentável: o que tem início no ambiente interno da escola, surte efeito no comportamento de consumo fora dela e, com isso, o mundo agradece no que se refere à retirada de recursos naturais.”
6- Compartilhe uma ação de ESG na sua escola, ou em algum projeto em que esteve envolvida e que trouxe resultados para o ambiente escolar.
Edilson:
- “Redução na emissão de poluentes, utilizando energia 100% limpa com instalações de placas fotovoltaicas;
- Descarte correto do lixo e redução do lixo. Participamos de um projeto com a Dra. Laércia Abreu Vasconcelos em parceria com o Programa de Pós graduação em Ciências do Comportamento da UnB e com publicação na revista internacional Behavior and Social Issue;
- Trabalhamos com os alunos de todos os eventos da escola o lixo zero.”
Edilson Barbosa Pires – Educador Colégio Galois (Brasília-DF)