Em nossa Newsletter abordamos este importante tema e, para promover um debate profundo e reflexivo, convidamos Virginia Mustafa Navarro Lucas, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia, Gestão e Psicomotricidade e Diretora do Colégio Anchieta (Aquarius – Salvador, Bahia), para responder algumas perguntas. Confira a entrevista completa:
1- Integração da Saúde Mental no Currículo: Como a escola está integrando a educação em saúde mental no currículo escolar para ensinar aos alunos o que é saúde mental e como reconhecer problemas relacionados a ela?
Virginia: O Orientador Educacional com conhecimento básico de Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento do ser humano, organiza atividades que colocam em debate permanente a respeito dos aspectos socioculturais, históricopoliticos e filosóficos, no sentido da compreensão pelos alunos, professores e pais/responsáveis, da realidade em constante movimento. Planeja ações contextualizadas para o desenvolvimento desse trabalho..
Essa equipe tem o suporte, no Ensino Fundamental II do Programa Socioemocional Educa por Rossandro Klinjey que é fundamentado na combinação entre estudos e práticas nacionais e internacionais sobre as competências socioemocionais,como CASEL, BNCC, Psicologia Positiva e Educação Parental. Com a leitura e interpretação do psicólogo e especialista em educação Rossandro Klinjey, e todas as mais recentes e inovadoras descobertas das ciências do comportamento, nossa proposta pedagógica tem como objetivo conduzir o ser humano aos mais elevados níveis de evolução emocional.
Esse programa tem os seguintes pilares:
1. Felicidade e bem-estar – Por meio do autoconhecimento, desenvolvemos a autonomia, a prática do autocuidado e a gratidão. Assim, inspiramos os alunos a aumentar sua satisfação pela vida e seu potencial de sentir felicidade.
2. Sabedoria – As ideias criativas se juntam com a curiosidade e são capazes de realizações incríveis. Contudo, com o desenvolvimento do pensamento crítico e da responsabilidade, esse potencial é transformador.
3. Humanidade – Os valores humanos são cada vez mais necessários na sociedade, tais como generosidade, amor, esperança, compaixão e a prática da empatia nas relações. Por meio dessas competências, construiremos um mundo mais humanizado.
4. Liderança – As competências do século 21 se constituem por meio da colaboração, tomada de decisões, negociação e trabalho em equipe.
5. Moderação – Desenvolver o equilíbrio permite que práticas como o perdão, a humildade, a prudência e o autocontrole se tornem hábitos. Neste aspecto, a comunicação assertiva, a resiliência emocional e a paciência são ferramentas necessárias para o aprendizado da moderação.
6. Cidadania – Somos todos parte da sociedade, logo, agentes transformadores do mundo. Para isso, desenvolvemos a consciência e o protagonismo ambiental, a integridade, a perseverança e o civismo. Com bravura e vitalidade, seremos melhores pessoas para o planeta.
A partir desse trabalho, realizando ações do cotidiano, participando dos intervalos, observando a interação dos estudantes, suas reações e atitudes, em atendimentos individuais e em pequenos grupos, é possível perceber, direcionar e atuar em situações de risco na saúde mental dos estudantes.
2- Apoio Emocional e Psicológico: De que maneira a escola disponibiliza conselheiros e psicólogos para o apoio emocional e psicológico dos alunos, e como esse suporte é oferecido individualmente ou em grupo?
Virginia: As orientadoras educacionais são pedagogas e/ou psicólogas, têm especializações em psicopedagogia, educação positiva, neuropsicologia, psicanálise, educação parental, entre outras.
As orientadoras têm horários semanais com as turmas, nestes encontros são trabalhados temas para o desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais. São realizados também atendimentos individuais e em pequenos grupos, a depender da demanda.
Elas atuam no cotidiano com o objetivo de:
Cuidar da adaptação necessária dos alunos para o convívio no grupo social, dando especial atenção à integração dos alunos novatos com a comunidade escolar.
Fazer gestão de conflitos e promover ações de integração.
Acompanhar o aluno em seu desenvolvimento integral dinamizando o seu processo de construção afetivo, social e cognitivo.
Coordenar o processo de acompanhamento aos alunos e estabelecer uma relação de apoio, em suas necessidades nos aspectos afetivo, social e cognitivo, articulando-se com a equipe pedagógica da escola.
O SOE (serviço de orientação educacional) é um porto seguro para as crianças e jovens da nossa escola. A criança, num momento crítico, numa situação difícil ou atitude inadequada, corre para o SOE, não corre do SOE.
3- Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: Quais estratégias a escola utiliza para desenvolver habilidades socioemocionais como resiliência, empatia e comunicação nos alunos?
Virginia: De acordo com as faixas etárias e as fases de desenvolvimento, inclusive socioemocional e afetivo dos estudantes, são desenvolvidas situações diversas no cotidiano como dinâmicas de grupo, reflexões acerca de leituras, vídeos e músicas, assembleias, atendimentos individuais e em pequenos grupos com o objetivo de desenvolver:
1 – autoestima, autoconceito, autoimagem, cidadania, hábito de estudo
2 – resolução de conflitos no ambiente escolar; aluno/aluno, aluno/professores, aluno/outros.
3 – bulling, violência, comportamento humano, o ter e o ser, a comunidade solidária pelo pensar, sentir e o agir.
4 – alteridade
Ênfase nos valores: Respeito, solidariedade, amor, autonomia, liberdade, honestidade
4- Criação de um Ambiente Escolar Positivo: Como a escola promove um ambiente diverso e inclusivo, além de prevenir o bullying, para criar um espaço acolhedor e seguro para os alunos?
Virginia: As orientadoras participam do planejamento e execução de atividades que orientem os alunos para a percepção da necessidade de igualdade de direitos e deveres entre os seres humanos. São elaborados projetos e campanhas que despertem e exercitem no estudante a compreensão e a aceitação das diferenças raciais, étnicas, religiosas, de gênero e políticas. Estes projetos envolvem toda a comunidade escolar.
A orientadora educacional desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental das crianças. Ela utiliza estratégias diversas:
Oferta de suporte emocional e incentivo às habilidades de enfrentamento saudáveis.
Estabelecimento de um ambiente aberto para que as crianças se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos.
Identificação de sinais de dificuldades emocionais nas crianças.
Colaboração com os pais para compreender e abordar as necessidades emocionais das crianças.
Promoção de atividades que promovam a inteligência emocional e habilidades sociais
Identificação de casos que necessitem de apoio especializado e encaminhamento para profissionais de saúde mental.
5- Promoção de Estilos de Vida Saudáveis: De que forma a escola incentiva estilos de vida saudáveis, como atividade física e boa nutrição, e qual a importância dada ao sono adequado na promoção da saúde mental dos alunos?
Virginia: Na educação contemporânea é preciso que tomemos algumas medidas. Uma delas é que o aluno perceba-se, desde os primeiros anos escolares, atuando em um projeto de construção que tem duas vertentes interrelacionadas: projeto de si mesmo como ser em desenvolvimento da personalidade em constante interação consigo mesmo, com o outro e com a sociedade.
A outra vertente trata da construção de vida acadêmica do aluno que o preparará para os desafios que o esperam até a sua decisão como futuro profissional. É preciso que seja dada, ao estudante, oportunidade de expressar suas necessidades intelectuais, emocionais e afetivas que o estruturem para o convívio sociocultural.
A Educação Básica é importantíssima nesse processo. É preciso que pais e escola percebam que é nesse período que o indivíduo começa a construir o seu projeto de ser.
Nossa prática incentiva e valoriza os esportes, oferecemos diversas modalidades esportivas como natação, judô, futebol, vôlei, ginástica rítmica e dança. Organizamos torneios, festivais e aulas públicas para envolver toda a comunidade no processo de valorização e incentivo.
Temos um cuidado especial com a alimentação de nossas crianças. A cantina não oferece frituras, refrigerantes nem doces. Faz parte do conteúdo de Ciências do ensino fundamental, assim como do Currículo de Cambridge que adotamos no Bilíngue, o estudo e a reflexão acerca da alimentação saudável. Tem sido positivo a promoção de palestra e bate papo das crianças com nutricionistas.
Incentivamos a redução do uso de telas para as crianças, uma das questões que tratamos com os alunos e as famílias é o prejuízo que as telas fazem no sono das crianças.
6- Envolvimento de Pais e Comunidade: Como a escola trabalha em conjunto com pais e a comunidade para oferecer informações, apoio e criar redes de suporte para a saúde mental dos alunos?
Virginia: Promovemos atividades educacionais ou socioculturais para pais de alunos, com a finalidade de informar, estabelecer reflexões e aprofundar o estudo a respeito de temas de interesse relativos ao processo de formação do estudante, sua saúde física e mental.
As atividades destinadas às famílias têm também como finalidade estreitar o relacionamento Família/Escola, para a compreensão da complexidade da sociedade e da educação contemporâneas, que exigem uma parceria permanente entre as referidas instituições, no sentido do aprimoramento do processo pedagógico desenvolvido e da boa formação das crianças e jovens.
Os pais são convidados, frequentemente, a participar de ações, projetos e palestras com a presença dos filhos, ou não.
7- Treinamento de Professores: De que maneira os professores são capacitados para reconhecer sinais de alerta de problemas de saúde mental nos alunos e como eles são apoiados em sua própria saúde mental?
Virginia: Nossa equipe tem participado das palestras e discussões do Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (IdEA-Unicamp).
Recentemente, no ciclo Problemas de Convivência e Educação, participamos da mesa “Bullying: quando a convivência estremece. Caminhos para a prevenção e a intervenção” com a participação das pesquisadoras Ma. Darlene Knoener e Ma. Talita Salati Lahr. No encontro foram retomadas as características do fenômeno bullying, suas implicações e dados recentes sobre as pesquisas nacionais e internacionais. Como um caminho efetivo para prevenção e superação dessa forma de violência no contexto educacional, foram apresentados detalhes sobre pesquisas e experiências vivenciadas em escolas por meio dos protocolos do MPC – Método de Preocupação Compartilhada.
Mesas como “Ciber agressões e convivência ética on-line: qual o papel da escola?”. “Trilhando caminhos de diálogo: a mediação de conflitos” “Como “gênero, raça e classe” atravessam os problemas de convivência nas escolas? ”, entre outras.
O material fica gravado e temos acesso posterior, para rever e estabelecer diálogos, inclusive com estudo de casos do nosso cotidiano
Nossos temas de estudo com a equipe têm sido:
•Formas de comunicação e representação: simbólica, corporal, gráfica, sonora, verbal e visual
•A percepção
•Os valores, a emoção e os sentimentos
•Como formar uma comunidade solidária pelo pensar, sentir e o agir?
•As inteligências: interpessoal, intrapessoal, emocional e espiritual
•Técnicas para a busca do autoconhecimento e o desenvolvimento da alteridade
Em paralelo a isso, acreditamos que é preciso cuidar do cuidador. Ser professor na atualidade é um desafio. Acolhemos a equipe, escutamos, orientamos e damos retorno em relação às suas demandas. Esse papel tem sido desempenhado pela equipe técnica pedagógica. Promovemos palestras e encontros com outras escolas para estudo e reflexão sobre a prática.
8- Programas de Prevenção: Quais programas de prevenção a escola implementa para identificar e apoiar alunos em risco e quais são as estratégias de intervenção precoce adotadas?
Virginia: Após a nossa participação na Campanha do Ministério Público #SejaBrother – Juntos Contra o Bullying, o SOE (serviço de orientação educacional) criou um projeto que discute com a comunidade escolar a prática do Bullying, seus atores, formas de enfrentamento, e ainda que estimula as pessoas à prática da empatia, tolerância e respeito a diversidade. O projeto segue mantendo o #SejaBrother, bem como o slogan da Campanha BULLYING: VOCÊ SABE DE QUE LADO FICAR.
Nossa equipe, constantemente, atua para ressignificar a análise do comportamento e atitudes, utilizando indicadores de mudança de comportamento e/ou atitudes, bem como da incorporação de sentimentos e valores, na busca de melhorias para a coletividade.
O SOE tem ações anuais como a Campanha da Gentileza. Gentil é aquele que contribui para um ambiente mais harmonioso. Com o objetivo de investir no poder da Gentileza, por exemplo os alunos produzem, por exemplo, “Recadinhos Gentis”, como estratégia para ampliar e divulgar o tema em questão. Nosso objetivo é envolver toda a comunidade no espírito da Campanha Gentileza, os alunos além de público alvo, são também multiplicadores da ideia de cuidar e respeitar uns aos outros.
Para 2024 estamos com o projeto Solidariedade – amor em movimento.
SOLIDARIEDADE: O AMOR EM MOVIMENTO: É um projeto de ação interdisciplinar que será desenvolvido pelos professores e pelo SOE, junto aos alunos de maneira lúdica e didática. Para gerar informações e conscientizar a comunidade escolar sobre como é possível contribuir com atitudes que vão além de doações materiais, que caracterizam atos solidários de gentileza, amor, respeito às diferenças e apoio moral, fortalecendo os valores ético-morais nas relações. Enfim, ações que promovam a colaboração, atenção às necessidades do outro, responsabilidade e bem-estar coletivos.
O objetivo é cuidar das crianças de forma singular, respeitando o modo de ser, pensar e agir de cada um, em suas especificidades e atipicidades, com adequação prática às orientações daqueles que são acompanhados por profissionais; fazer mediação entre família e a escola, e claro, cuidar da base subjetiva do desenvolvimento das crianças.
Ou seja, desenvolver a habilidade socioemocional nos alunos com senso de solidariedade e empatia, explorando o conceito de amor em movimento através de atividades práticas e reflexivas, cultivando um ambiente educacional que promova o crescimento dos alunos, preparando-os não apenas no aprendizado pedagógico, mas também para os desafios emocionais do cotidiano.
Virginia Mustafa Navarro Lucas – Pedagoga com especialização em Psicopedagogia, Gestão e Psicomotricidade e Diretora do Colégio Anchieta (Aquarius – Salvador, Bahia)